sábado, 21 de maio de 2011

22 de maio, Dia do Abraço.



Pelo abraço,
transmitimos emoções,
recebemos carinho,
trocamos afeto
compartilhamos alegria,
amenizamos dores,
demonstramos amizade, 
doamos amor,
expressamos nossa humanidade. 
É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno,
profundo e afetuoso abraço.




Eva Torres

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A HISTÓRIA DAS COISAS

O que é História das Coisas ?

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Quanto mais gente estiver consciente de seu papel no mundo do consumo, mais chances teremos de um futuro sustentável, o único futuro possível.



Patrícia Helena

DEPOIMENTO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL DO RN - BR

Assisti o vídeo em que a professora potiguar Amanda Gurgel faz um desabafo engasgado na garganta dos professores brasileiros que enfrentam dificuldades diárias nas salas de aula.
Em audiência pública, diante da secretária de educação do estado do Rio Grande do Norte, membros do Ministério Público e do Legislativo, a professora trouxe para o centro do debate a dura realidade.
Não está errada a secretária que pede paciência e compreensão para as dificuldades. Mas está certíssima a professora que, com argumentos, diz que educação e remuneração justa não podem viver dissociadas.



PARABÉNS PROFESSORA AMANDA GURGEL!
Patrícia Helena

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escolha e justificativa da tarefa proposta da disciplina Educação e Tecnologia.

  
INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1159&id_pagina=1, esta webquest construída por Andréia de Souza Lima, foi por mim escolhida por que suscitou a investigações no ciberespaço, ampliando conhecimentos a respeito da utilidade das ferramentas disponíveis que possibilitam a aprendizagem significativa, e igualmente aquelas outras que nos predispõem a uma vida sem sentido, distanciada do real de forma alienada e solitária.
É possível verificar-se contribuições positivas tais como: o acesso ao arcabouço histórico cultural encontrado através do link: http://www.wdl.org/pt/ , ou obter informações e comunicação em tempo real no http://twitter.com/ , se usado para fins educativos. Encontrei também problemas ocorridos pela mesma inserção das TIC's, na forma da proliferação de cursos online verificável em: http://www.portaleducacao.com.br/ , outro problema igualmente sério é a questão da vida sedentária proporcionada pelo uso intensivo do: http://www.windowslive.com.br/ .
Neste contexto, a escola deve possibilitar o acesso do aluno a culturas ricas e diversificadas e a um modelo de relações sociais, forte e variado que contemple o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, onde o computador se torna uma ferramenta de aprendizagem, um meio a mais que professores e alunos, parceiros inseparáveis neste processo, podem dispor na conquista de seus objetivos educacionais, objetivos estes que centralizam toda a ação docente e não a máquina como um fim em si mesma.
Os problemas relacionados à qualidade da educação, poderão ou não ser ultrapassados à medida que a sociedade da informação progrida, mas isto não dependerá dos sistemas de informação enquanto tais, mas sim dos objetivos educacionais, das prioridades, da determinação e capacidade para direcionar as estratégias educativas na direção de uma sociedade mais justa e saudável, onde as questões políticas, sociais, econômicas e culturais devam ser tratadas com o mesmo cuidado e coerência.
Portanto, o grande desafio da atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula, o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como um todo.

Patrícia Helena

sábado, 14 de maio de 2011

Tarefa realizada da webquest

Este vídeo foi criado para realização de uma tarefa proposta em uma webquest de Karla Rodrigues. Foi escolhida por dois motivos: primerio porque foi uma das tarefas, as quais pensei em propor na minha webquest e segundo porque nunca havia realizado tal atividade e resolvi aceitar o grande desafio.

Eva Torres

quinta-feira, 12 de maio de 2011

A LENDA SIOUX



Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se, um ao outro, estiverem amarrados, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucarem-se. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, porém, jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas. 


A moral dessa história é a sugestão para que liberemos as pessoas que nós amamos para que elas possam voar com as próprias asas.
Essa é uma verdade nas relações de casamento e também familiares, de amizade e profissionais. Respeitar o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas é a prática de quem sabe que somente livres as pessoas são capazes de amar.

Patrícia Helena

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Saber Viver - Cora Coralina

Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar.


http://www.vezdavoz.com.br/site/poesia_em_libras.php

Patrícia Helena