quinta-feira, 14 de abril de 2011

O PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROINFO


O Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo, é um programa educacional, foi criado em 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação - MEC, por meio da Portaria nº 522/MEC.
Tem como objetivo promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
As ações do Programa são desenvolvidas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
O programa fornece computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, às escolas. E cabem as prefeituras e governos estaduais garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. 
Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão, o Cadastro e a Seleção das escolas.
 A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.
O programa contempla ações de formação que contribuem para dinamizar os processos de ensino e de aprendizagem, desenvolver potencialidades, habilidades e conhecimentos específicos.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Oferece diversos cursos para professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas.
O Governo Federal executa e apóia ações de inclusão digital por meio de diversos programas e órgãos. Alguns deles:
Casa Brasil;
CDTC – Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento;
Centros de Inclusão Digital;
GESAC;
Programa Banda Larga nas Escolas;
Computadores para Todos;
Observatório Nacional de Inclusão Digital;
e outros.

Você poderá ver esses e outros programas na página:
http://www.inclusaodigital.gov.br/outros-programas#gesac-governo-eletronico-servico-de-atendimento-ao-cidadao

4 comentários:

  1. Muito bem elaborado e as informações são de primeira.
    Bjão Zu e Karlla

    ResponderExcluir
  2. INFORMAÇÕES É TUDO QUE PRECISAMOS,LOGO O SEU SOBRE O PROINFO FICOU ÓTIMO.BJS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por tão bom desenvolvimento,o blog de vocês duas está de tirar o chapéu.
    Quando eu crescer quero ser igual a vcs...kkkkkkk
    No que eu puder,quero aprender com vcs duas.
    Continuem postando seus conhecimentos para que eu possa aprender mais,muito obrigada por contribuir com a construção do meu conhecimento.

    ResponderExcluir