sábado, 11 de junho de 2011

Ficha de análise de software educativo

Ficha de análise

Nome do software: Resta Um 1.0 (Peg Solitaire)
Registro:Game Design
Localização: http://sitededicas.uol.com.br/software_resta_um.htm

I – Identificação

Objetivo: eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
Idioma: português
Duração: não tem contagem de tempo
Preço: gratuito

Armazenamento
web

II – Base pedagógica

Concepção teórica de aprendizagem
Construtivista
Justifique: porque a informação é processada pelos esquemas mentais e agregados a esses esquemas.

Como o software possibilita a realização do ciclo descrição-execução-reflexão-depuração:
Descrição: eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
Execução: eliminando as peças e restando apenas uma vai mudando de nível com um aumento de dificuldade, o número de peças será maior.
Reflexão: abstração reflexionante
Depuração: raciocínio lógico

O software propicia a interação entre:
Aprendiz x máquina

De que forma o feedback é dado ao aluno?
Para trabalha a coordenação motora, lógica, raciocínio matemático, atenção entre outros.

Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Sim

De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análise e depuração dos resultados?
Quando não consegue deixar restar uma peça e terá que começar novamente e a distribuição das peças é quase sempre diferente.

Possibilita a integração de diferentes disciplinas?
Não

III – Classificação

Quanto ao tipo:
Jogos

Multimídia- internet    
Pronto

Simulação
Fechado

Quanto ao nível de aprendizado:
Criativo

IV – Aspectos Técnicos

Sim     X      Não               Apresenta as instruções de forma clara
Sim     X      Não               Indica as possibilidades de uso
Sim     X      Não               Especifica os registros de hardware/software
Sim              Não    X        Facilidade de instalação e desinstalação
Sim    X       Não               Fornece o manual de utiliz. com ling. apropriada
Sim    X       Não               É compatível com os outros hardware e software
Sim    X       Não               Funciona  em rede
Sim              Não     X       Importa e exporta objetos
Sim    X       Não               É auto executável
Sim              Não               Possui recursos de hipertexto e hiperlink
Sim              Não               Dispõe de help - desk

V – Conclusões

Processo de avaliação: jogo de raciocínio lógico

Conclusão/Recomendação/Sugestão
É um jogo de raciocínio lógico, onde se trabalha a coordenação motora, o raciocínio matemático... que tem como objetivo eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
É mais recomendado para crianças acima dos 8 anos de idade, porém isso não significa dizer que crianças menores não estejam aptas a jogar.
Não há contagem de tempo e o professor poderá sugeri um jogo coletivo sendo um de cada vez.

Avaliadora
Eva Torres

Data
11/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário