Ficha de análise
Nome do software: Resta Um 1.0 (Peg Solitaire)
Registro:Game Design
Localização: http://sitededicas.uol.com.br/software_resta_um.htm
Localização: http://sitededicas.uol.com.br/software_resta_um.htm
I – Identificação
Autor: Game Design
Objetivo: eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
Idioma: português
Duração: não tem contagem de tempo
Preço: gratuito
Armazenamento
web
II – Base pedagógica
Concepção teórica de aprendizagem
Construtivista
Justifique: porque a informação é processada pelos esquemas mentais e agregados a esses esquemas.
Como o software possibilita a realização do ciclo descrição-execução-reflexão-depuração:
Descrição: eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
Execução: eliminando as peças e restando apenas uma vai mudando de nível com um aumento de dificuldade, o número de peças será maior.
Reflexão: abstração reflexionante
Depuração: raciocínio lógico
O software propicia a interação entre:
Aprendiz x máquina
De que forma o feedback é dado ao aluno?
Para trabalha a coordenação motora, lógica, raciocínio matemático, atenção entre outros.
Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Sim
De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análise e depuração dos resultados?
Quando não consegue deixar restar uma peça e terá que começar novamente e a distribuição das peças é quase sempre diferente.
Possibilita a integração de diferentes disciplinas?
Não
III – Classificação
Quanto ao tipo:
Jogos
Multimídia- internet
Pronto
Simulação
Fechado
Quanto ao nível de aprendizado:
Criativo
IV – Aspectos Técnicos
Sim X Não Apresenta as instruções de forma clara
Sim X Não Indica as possibilidades de uso
Sim X Não Especifica os registros de hardware/software
Sim Não X Facilidade de instalação e desinstalação
Sim X Não Fornece o manual de utiliz. com ling. apropriada
Sim X Não É compatível com os outros hardware e software
Sim X Não Funciona em rede
Sim Não X Importa e exporta objetos
Sim X Não É auto executável
Sim Não Possui recursos de hipertexto e hiperlink
Sim Não Dispõe de help - desk
V – Conclusões
Processo de avaliação: jogo de raciocínio lógico
Conclusão/Recomendação/Sugestão
É um jogo de raciocínio lógico, onde se trabalha a coordenação motora, o raciocínio matemático... que tem como objetivo eliminar todas as peças do tabuleiro fazendo movimentos como num jogo de damas, até que reste uma peça.
É mais recomendado para crianças acima dos 8 anos de idade, porém isso não significa dizer que crianças menores não estejam aptas a jogar.
Não há contagem de tempo e o professor poderá sugeri um jogo coletivo sendo um de cada vez.
Avaliadora
Eva Torres
Data
11/06/2011
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