quarta-feira, 15 de junho de 2011

SÍNTESE DOS TEXTOS: ANÁLISE DOS DIFERENTES TIPOS DE SOFTWARE USADOS NA EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO: REFLEXÕES PARA UMA ANÁLISE CRITERIOSA

Sob a ótica do construtivismo piagetiano a aprendizagem acontece de duas formas através dos esquemas mentais, ou seja, a informação é memorizada ou é processada e o nível de compreensão é relativo à interação do aluno com o objeto contextualizado, por isso, avaliar um software para uso educativo é muito mais do que usar técnicas de engenharia de software, exige a construção de conhecimentos sobre as teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas, técnicas computacionais e reflexões sobre o papel do computador, do educador e do aprendiz, pois a construção do estado cognitivo não é um processo simples, mas sim um acumular de experiências vivenciadas no cotidiano.
A sociedade do conhecimento requisita atores críticos construtivistas, dispostos a apreensão de novos conhecimentos numa visão aberta as demandas sociais e suas problemáticas atuais com domínios específicos e capacidade de adaptação e mudanças rápidas. Conseqüentemente, a escola está inserida neste contexto educacional, e para isto se faz necessário a criação de ambientes que proporcionem o desenvolvimento das habilidades dos aprendizes resultando num processo de construção de saberes para resoluções de problemas de forma significativa através da informação adquirida através do computador também.
O conhecimento da usabilidade do software não garante a qualidade do ensino, faz se necessário que sejam utilizadas ferramentas educacionais de qualidade e que aconteça um treinamento diferenciado do professor no uso destas ferramentas, possibilitando assim aos professores o conhecimento para avaliação e seleção dos softwares educacionais, pois este processo é complexificado diante da necessária compreensão das diversas teorias, concepções e práticas pedagógicas, considerando também a experiência de vida dos aprendizes para a escolha e aplicação dos software seja adequado a sua compreensão e consequente assimilação dos conteúdos proporcionados pelos ambiente virtual. Assim, o papel do professor deve ser de facilitador no processo de aquisição de conhecimentos dos alunos.
Para transformar o processo ensino-aprendizagem, oportunizando o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, descrito por Valente (1998), devem-se buscar softwares mais abertos e criativos, onde o aprendiz possa ter a oportunidade de construir problemas, formular hipóteses e demonstrações, oportunizando ao aprendiz a solução do problema, ao invés de escolher apenas a resposta correta, ocasionando maior construção do conhecimento. Valente ainda chama à atenção de que o: “processo de identificar e corrigir o erro constitui uma oportunidade única para o aluno aprender um determinado conceito envolvido na solução do problema ou sobre estratégias de resoluções de problemas”, justificando assim, o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição para a construção do conhecimento pelo aprendiz.
O Programa Nacional de Informática do MEC, tem como proposta a utilização do computador na escola visando criar um ambiente propício a aprendizagem significativa de forma construtivista, onde o utilitário possibilita a aquisição de novos conhecimentos estratégicos visando uma melhor compreensão do mundo real através da virtualidade pelos alunos. Para este propósito, a conscientização dos professores diante das escolhas de software educativos é primordial pois sua metodologia refletirá no desenvolvimento educacional proposto ou simplesmente esta ferramenta se tornará produzida e comercializada como os livros didáticos que pouco ou nada estimulam a aprendizagem construtivista.
Em todo este debate, a formação do professor é o grande diferencial para que a educação venha surtir efeitos positivos com o uso das novas TICs, pois este saindo da posição de transmissor dos conhecimentos e passando a ser o facilitador do processo da aprendizagem, através das vivências e domínio do computador e dos diferentes softwares integrado nas atividades curriculares, a apreensão do conhecimentos pelo alunos se efetivará. Afinal, quem educa é o professor na medida que determina, escolhe sua metodologia e faz uso dos softwares educativos em sua pedagogia.
Avaliação do Software Educativo
Ficha de Registro


Nome do software: Estados Brasileiros Quiz
Registro: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/estados-brasileiros-quiz.html
I- IDENTIFICAÇÃO:
Autor: Smartkids
Firma: Smartkids
Objetivo: Possibilitar ao aluno refletir acerca dos estados brasileiros e algumas características culturais dos mesmos. Expressando suas ideias através do processo pergunta/resposta.
Idioma: Português. Duração: Indeterminada. Preço: Gratuito.
Armazenamento: Online.

II- BASE PEDAGÓGICA: 
Concepção Teórica de Aprendizagem:
( X ) Construtivista ( ) Behaviorista
Justifique.
Pois permite ao aluno assimilar informações, processá-las e agregá-las ao seu conhecimento prévio, os quais serão acionados diante de situações problemas, no caso específico, as perguntas.
Como o software possibilita a realização do ciclo descrição – execução -reflexão - depuração – descrição:
Descrição: Sim, apresentado a pergunta e as opções de respostas a serem selecionadas. Além de um quadro expondo o número de acertos.
Execução: Sim. O computador apresenta, automaticamente, o resultado obtido, ou seja, um feedback preciso da resolução feita.
Reflexão: Permite à abstração reflexionante, isto é, o aprendiz irá refletir acerca de suas próprias ideias e, posteriormente, do resultado apresentado, levando-o à aceitação de seus conhecimentos como “verdadeiros” ou à reconstrução do seu pensamento.
Depuração: Permite, pois em caso de erro apresenta um X (indicando erro), mostrando ao aprendiz o que ele precisa depurar. Porém, somente na repetição (integral) do mesmo jogo ele poderá resolver adequadamente as questões que antes havia errado.
O software propicia a interação entre:
( X ) Aprendiz x Agente de Aprendizagem
( X ) Aprendiz x Agente de Aprendizagem X Grupo
( X ) Aprendiz X Máquina
De que forma o "feedback" é dado ao aluno?
O computador apresenta X (em caso de erro) e (para os acertos), mostrando ao aprendiz onde ele precisa melhorar.
Em relação ao processo de construção do conhecimento do aluno:
  1. Apresenta múltiplos caminhos para a solução do problema?
Não. Embora apresente três opções de escolha, apenas uma está correta. Não permitindo a livre expressão, é restritivo.
  1. De que forma possibilita a formulação e verificação de hipóteses, a análise e depuração dos resultados?
Na medida que o feedback informa o erro, necessariamente o aprendiz precisa reformular seus conceitos, analisar as outras opções e assim buscar a resposta correta, ocorrendo a depuração.
Possibilita a integração de diferentes disciplinas?
( X ) Sim. Quais? Tais como: Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, etc.
( ) Não
III- CLASSIFICAÇÃO:
Quanto ao tipo:
( ) Tutorial
( ) Exercícios e Prática
( ) Programação
( ) Aplicativo: Qual?_________________________________
( ) Multimídia- Internet: [ ] Pronto [ ] Sistema de Autoria
( ) Simulação: [ ] Aberto [ ] Fechado
( ) Modelagem
( X ) Jogos
Quanto ao nível de aprendizado:
( ) Sequencial ( ) Relacional ( X ) Criativo

 lV - ASPECTOS TÉCNICOS:
( ) Sim ( X ) Não Apresenta as instruções de forma clara;
( ) Sim ( X ) Não Indica as possibilidades de uso;
( ) Sim ( X ) Não Especifica os requisitos de hardware/software;
( X ) Sim ( ) Não Facilidade de instalação e desinstalação;
( ) Sim ( X ) Não Fornece o manual de utilização com linguagem apropriada;
( X ) Sim ( ) Não É compatível com outros softwares e hardware;
( X ) Sim ( ) Não Funciona em rede;
( ) Sim ( X ) Não Importa e exporta objetos;
( X ) Sim ( ) Não É auto- executável;
( ) Sim ( X ) Não Possui recursos de hipertexto e hiperlink;
( ) Sim ( X ) Não Dispõe de help-desk;
( X ) Sim ( ) Não Apresenta facilidade de navegação;

V- Conclusões:
Processo de Avaliação:
Teve como referência os textos: Análise dos Diferentes Tipos de Software Usados na Educação, de José Armando Valente e Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa, de Fábia Magali Santos Vieira. Além de várias outras pesquisas na internet sobre a temática. O que permitiu um maior embasamento acerca de como avaliar criticamente um software educativo, especificamente, o jogo, que foi o objeto estudado.
Conclusões/ Recomendações/ Sugestões:
Com base em uma longa pesquisa realizada na internet, foi possível observar que a maioria dos software, em especial, os ditos “jogos educativos”, oferecidos gratuitamente, são incompatíveis com uma proposta pedagógica construtivista. O que mais se aproxima desta perspectiva é o Programa Logo, disponível na página do Nied: http://pan.nied.unicamp.br/softwares/softwares.php, cuja filosofia surpreende diante da simplicidade e eficiência de seus utilitários, podendo ser usados por crianças do ensino fundamental, jovens pré-vestibular e até por universitários, pois o nível de dificuldades variará consoante a capacidade cognitiva de cada aprendiz, no que resulta na proposta teórica para a aprendizagem construtivista de Piaget. Porém, não o utilizamos na presente tarefa por que o programa solicitou a reconfiguração do PC que por hora executamos este trabalho, tornando-se inviável momentaneamente.
Diante do exposto, recomendamos/sugerimos aos educadores/pais entre outros atores, maior atenção nas escolhas de software educacionais, pois sua comercialização ou disponibilidades gratuitas pode levar a repetição problemática que ocorreu com os “livros didáticos”, que apesar de serem atrativos não adicionam, nem estimulam as descobertas de novos conhecimentos para o aprendiz.
Cabe a nós agentes educacionais a aplicação de uma pedagogia que estimule os educandos/as a construção de conhecimentos críticos/reflexivos visando sua autonomia diante do contexto de mundo globalizado, onde a Educação problematizadora fará o diferencial no seu futuro para os/as mesmas.

Equipe avaliadora:
Andréia Souza Lima e Patrícia Helena M. F. de Medeiros.
João Pessoa, 12 de junho de 2011.

Patrícia Helena

Um comentário:

  1. Excelente escolha de software, bastante interessante, pois envolve os conhecimentos geográficos, com ênfase para as séries inicias e no ensino fundamental.

    ResponderExcluir